Alquimia das flores

>> segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Que tal transformar a experiência de vida das plantas em essências restauradoras da saúde e do bem-estar?



Na natureza, cada flor tem uma história própria. Ao longo da vida, ela recebe interferências do Sol, Lua, vento, chuva, animais e outras plantas e, assim, por mais estranho que possa parecer, molda sua identidade.



Muitos pesquisadores acreditam que a memória viva desses delicados presentes da natureza (que contêm certo tipo de padrão vibratório) pode ser capturada e armazenada na forma de uma solução à base de água e álcool de cereais, licor ou conhaque.



Essa fórmula é conhecida como floral. Sim, aqueles mesmos criados na década de 30 pelo inglês Edward Bach e que abriram caminho ao surgimento, décadas mais tarde, das essências californianas e australianas. Segundo seus criadores, basta tomar algumas gotas dos pequenos frascos ao longo do dia para que o floral comece a agir no organismo e nas emoções, auxiliando-nos a restabelecer o equilíbrio natural do corpo e da mente. “Assim como as flores, nós também criamos uma memória energética de tudo que vivenciamos. Os florais agem sobre essas lembranças, ajudando o corpo e a mente a limpar, despertar e desintoxicar registros negativos ou em desequilíbrio, como raiva, mágoas, traumas de infância e até intrauterinos”, afirma César Suziganm, assessor em florais brasileiros.



Esse é o caso do paraibano Joel Aleixo. A rica biodiversidade local inspirou o especialista, fundador da escola de alquimia que leva seu nome, a produzir florais com plantas da mata Atlântica, do cerrado e da Amazônia. Ele batizou suas descobertas justamente de florais brasileiros.



Estudou profundamente os ensinamentos antigos de alquimistas ilustres como Hermes Trismegistus, Paracelsus e Nicolas Framel, que falam sobre química, filosofia, medicina, astrologia e misticismo.



“Nos florais, o que menos importa são os princípios ativos da planta, pois o que cura é a alma da planta, ou seja, sua vibração, sua força magnética.”



É no interior da cidade de São Paulo que Aleixo cultiva suas flores de uma maneira bastante rígida. Os canteiros são feitos em formato de mandala e o plantio e a colheita das plantas obedecem a uma série de procedimentos especiais, que envolvem os pontos cardeais, a exposição aos raios solares e as várias fases da Lua. “O planeta exerce uma força gravitacional sobre a planta e a mandala permite que a energia circule muito melhor”, explica Joel Aleixo. “Além disso, a flor fica embebida em água com cristais para aumentar seu potencial energético.”



De acordo com os especialistas no assunto, as essências florais podem ser administradas com remédios alopáticos e não há contraindicações – à exceção dos compostos Miasmas, Assepticum, Ativatum e Immunitus, que não devem ser ingeridos durante a gravidez.Para os mais céticos, Joel Aleixo dá um aviso: os florais mexem profundamente com o organismo, ativam e estimulam aspectos densos e sutis. Por isso, quem resolve experimentá- los precisa estar disposto a trabalhar com as informações que serão despertadas. “É como fazer um feng shui dentro da gente. Os florais ajudam a resgatar nossa sincronicidade com os processos internos e nos acordam para a nossa missão, para aquilo que nos dá paz de espírito”, conclui.



HIBISCO

Libera desejos reprimidos e é indicado para momentos de retomada da sensualidade e de projetos pessoais e familiares.







HORTÊNSIA


Aumenta a capacidade intuitiva e de raciocínio, combate a autocrítica excessiva e alivia tensões geradas pela hiperatividade racional.



ORQUÍDEA


Estimula a intuição e a sensibilidade e abre canais mais sutis de comunicação





ARRUDA


Proporciona limpeza, proteção e força espiritual. Ativa o fogo interior e espanta o baixo-astral






GIRASSOL


Fortalece a personalidade e o espírito, favorecendo a liderança natural e com discernimento





ALECRIM


Ativa o perdão e ajuda a entrar em contato com o amor-próprio, combatendo sentimentos de depressão



PRIMAVERA


Dinamiza os centros de energia do corpo (chacras e meridianos) e estimula a ação prática de tudo aquilo sobre o que se refletiu


MARGARIDA


Traz inseguranças e medos dispersos no organismo para a mente, permitindo sua exploração com mais segurança.





BABOSA


Combate a dispersão mental, fortalece a aura humana e acalma quem se preocupa demasiadamente com o futuro.



CAMARÃO


Proporciona passividade e combate a ansiedade em quem não se conforma com a posição que ocupa no momento presente



Bons fluídos para todos e bom início de semana!



visto aqui :bonsfluidos.abril.com.br/.../0123/06/01.shtml

0 comentários: